quinta-feira, 16 de julho de 2015

Como surgiu o Universo?




Universo, este é um termo que abrange muita coisa, desde sua casa até os milhões de planetas existentes por aí, o espaço, o tempo em fim toda e qualquer forma de matéria está contida nele. Mas será que existe um limite para sua grandiosidade? É possível que ele chegue ao fim? Como tudo começou? Estas são dúvidas que a maioria das pessoas tem, nesta matéria abordarei um pouco sobre isso.

De acordo com o modelo cientifico aceito atualmente, no principio o Universo era um único ponto extremamente denso e quente, onde toda a matéria e energia observada atualmente se concentrava. Em um certo momento está matéria se expandiu, e ainda continua se expandindo, formando as galaxias, essa expansão ficou conhecida como Big Bang.

Imagem: NASA/WMAP Science Team

Desde o Big Bang se passaram aproximadamente 13,8 bilhões de anos. Isto significa que os cientistas conseguem observar a uma distancia de 13,8 bilhões de anos-luz em todas as direções, colocando a terra no centro de uma esfera denominada Universo Observável.

Embora o universo visível a nós atualmente tenha um raio de 13,8 bilhões de anos-luz, o Universo Observável, que compreende a real distância que nós estamos atualmente dessa matéria e não o momento em que a luz foi emitida, tem aproximadamente 46 bilhões de anos-luz de raio.

Então se atualmente o Universo tem um raio de 13,8 bilhões de anos-luz, como é possível ver matéria a 46 bilhões de anos-luz? Explico. Como o universo está em constante expansão, um ponto que os cientistas conseguem ver a 13,8 bilhões de anos-luz da Terra, no momento do Big Bang, atualmente não está mais lá pois conforme o espaço se expande vai levando este ponto mais longe.

Dizer que a terra está no centro de uma esfera, pode levar as pessoas a imaginarem que estamos no centro do Universo, o que nós não sabemos. Este modelo de esfera é utilizado para quantificar o universo ao nosso redor, não quer dizer que estamos realmente no centro dele. Para entender melhor, vamos supor que estamos em um navio no meio do oceano, nos não podemos ver a terra portanto não podemos dizer se estamos no meio do oceano ou não.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário